quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

NOVIDADE


PATRIMÔNIO:
Arraias ganhará museu histórico


Luciano Pereira/Divulgação

Casarão comprado pela FCT e que
sediará o museu
Palmas - O presidente da Fundação Cultural do Tocantins (FCT) disse na semana passada, durante lançamento do edital do projeto BR Arte e Cultura, que o Governo do Estado, por meio da FCT, tendo em vista a importância histórica da cidade de Arraias e visando a sua preservação, implantará no município um museu histórico. A cidade fica a 413 quilômetros da Capital, na região Sudeste.
De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicação da FCT, o imóvel já foi adquirido, através de recurso proveniente do tesouro do Estado, no valor de R$ 85 mil. Ainda segundo a nota, a próxima etapa será a reforma e adequação do imóvel, que contará com o recurso de R$ 100 mil, oriundo da emenda parlamentar proposta pelo deputado federal, Moisés Avelino.
O recurso da emenda, de acordo com a FCT, encontra-se ainda em processo de liberação pelo Ministério da Cultura (MinC). Posteriormente, para a adequação do imóvel, a Fundação elaborará um projeto de implantação do Museu, por meio da Diretoria de Patrimônio Cultural, que será responsável pela coordenação e execução do mesmo.
Para a implantação do Museu, que será administrado pela própria Fundação, segundo a nota, a instituição pretende ouvir a comunidade, sociedade organizada e universidade, trabalhando juntos na seleção do acervo e sustentabilidade do espaço.
A equipe do Jornal do Tocantins tentou contato com o deputado Moisés Avelino, através de seu assessor, para saber como está o andamento do processo, mas até o fechamento desta edição, o mesmo não retornou.
ONG
De acordo com a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Viva Arraias, Vera Carrico, a ONG se interessa e se preocupa com a cultura arraiana, por isso, ela diz que fez a articulação junto ao deputado Federal Moisés Avelino para que fosse aprovada a emenda para a criação do Museu. "O projeto foi elaborado pela Fundação Cultural do Tocantins (FCT) que também será a responsável pela instalação, e a Viva Arraias será uma parceira, tanto no contato com a comunidade para incentivar a doação de peças para o acervo, como na divulgação e ainda no acompanhamento das ações de implantação", explica.
Vera ressalta que o imóvel adquirido, de propriedade particular, foi bem escolhido uma vez que está em ótima localização, na praça da Matriz, e por ter uma fachada bonita e histórica. "Os arquiteto e historiador da Fundação já estiveram no local e realizaram uma vistoria prévia, agora queremos saber quando será montado o canteiro de obras para início da reforma e restauração. Inclusive já tentei contato com a Fundação do Estado, mas ainda não obtive resposta", diz.